“Dilmasia” impede nacionalização da campanha em Minas

Tentativa de nacionalizar a campanha em Minas trás ganho apenas para Anastasia. Datafolha mostra: 46 % dos eleitores optaram pelo "Dilmasia"

Novojornal

“O voto "Dilmasia", segundo um cientista político, demonstra a vontade do povo mineiro em desvincular-se e votar independente da sigla partidária. “O eleitor em Minas, São Paulo e Paraná optou em votar no candidato que representa o prosseguimento do que considera estar dando certo”, completa ele.

Nestes três Estados considerados fundamentais pelo PSDB - São Paulo, Minas Gerais e Paraná - o voto no presidenciável José Serra fica aquém do desempenho obtido pelos candidatos a governador.
Minas é o melhor exemplo. Enquanto Antonio Anastasia (PSDB) tem 36% das intenções de voto para governador e divide a liderança com Hélio Costa (39%), Serra tem menos da metade dos votos de Dilma Rousseff (PT) no Estado: 51% para a petista, 24% para o tucano.

A desvantagem de Serra pode ser explicada em grande parte pelo fato de os eleitores de Anastasia aderirem mais à petista do que ao tucano - fenômeno que vem sendo chamado de "Dilmasia".

Entre os mineiros que declaram voto em Anastasia para governador, 46% dizem querer votar em Dilma para presidente, contra 33% que apóiam Serra.

Já entre os eleitores de Hélio Costa, aliado da petista no Estado, 62% dizem querer votar em Dilma, e 22% declaram voto em Serra.”

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