Araponga do PSDB espionou mais de 95.000 em dois anos

Ayrton Centeno, Brasília Confidencial

“A espionagem de políticos, jornalistas, advogados e policiais na Casa Militar do Governo Yeda Crusius (PSDB) é, praticamente, dez vezes maior do que se imaginava. Em vez das 10.000 consultas já reveladas, o sargento César Rodrigues de Carvalho, atualmente preso, acessou 95.000 vezes os dados do Sistema de Consultas Integradas. A informação foi dada à rádio Guaíba pelo promotor de justiça Amilcar Macedo, encarregado da investigação. Macedo foi além: adiantou que a listagem que possui em mãos inclui muitos nomes novos, que não revelou, e a violação de sigilo de “autoridades de maior status”.

Foram 51.000 acessos em 2009 – ou seja, 4.250 por mês. Em 2010, ano eleitoral, a atividade de arapongagem, que já era grande, aumentou expressivamente. Até o dia 10 de agosto, o total bateu em 44.000 acessos.

Na tarde passada, o promotor Macedo foi barrado no Palácio Piratini, a sede do governo gaúcho. Ele pretendia conversar com a chefia da Casa Militar. Após 1h20m, o promotor conseguiu cruzar o portão. Dali, seguiu para uma garagem que abriga os carros da Casa Militar onde realizou diligência.

Reagindo ao agravamento do quadro, o secretário estadual de Transparência e Probidade Administrativa, Francisco Luçardo, informou que o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marco Antonio Quevedo, deixará o cargo e pedirá aposentadoria. Luçardo ainda admitiu que houve “exageros” na utilização do sistema e anunciou o início de uma reestruturação na pasta. No twitter, a governadora Yeda garantiu que a “radical mudança” que determinou na Casa Militar fará desaparecer “hábitos de décadas que desprotegem o governante”.
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários