Somos 1.236.382

Robson Barenho, Brasília Confidencial

“O jornal Folha de São Paulo publicou domingo que Brasília Confidencial é distribuída diariamente a 556.000 endereços. Atribuiu esse número às contas da empresa editora. E, pra variar, a Folha errou e informou mal seus leitores. Os dados que o diário paulistano usou foram publicados por Brasília Confidencial há mais de dois meses – na edição de 1º de junho. Estão desatualizados. O público de Brasília Confidencial mais do que dobrou nos últimos 50 dias. Éramos 556.000 em 1º de junho. Hoje somos 1.236.382.

A curta trajetória de Brasília Confidencial é de crescente conquista de leitores. A Folha, ao contrário, perde público, quase sem parar, há pelo menos dez anos. Em 2000, o Instituto Verificador de Circulação (IVC) atribuiu ao jornal a circulação média diária de 441.000 exemplares. No ano passado, ficou em 295.000 exemplares. Isso é menos de 25% da circulação de Brasília Confidencial, que é gratuita.

A citação de Brasília Confidencial na edição dominical da Folha não foi provocada, claro, pela necessidade do decadente pasquim paulistano de conquistar leitores. Até porque, não há Brasília Confidencial que a livre desse drama ou o amenize. O que moveu a Folha foi a intenção ou o dever de prestar serviço à candidatura de José Serra (PSDB). Em discurso pronunciado quinta-feira a seus aliados da Associação Nacional dos Jornais, presidida por uma executiva da Folha, Serra acusou o governo de financiar o que chamou de “blogs sujos” – e que, aliás, não se animou a citar, dificultando a seus aliados o cumprimento da pauta.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários