Líderes resistem, mas oposição deve perder vagas no Senado

Abnor Gondim, DCI

“A oposição ao governo federal está ameaçada de perder vagas no Senado nos sete principais redutos eleitorais do Brasil e no Distrito Federal, mas oferece resistência no nordeste e no norte para salvar expoentes que se tornaram alvos preferenciais da estratégia articulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assegurar maioria na Casa num eventual terceiro mandato petista.

O governo quer alcançar a maioria aproveitando o fato de que neste ano cada estado elegerá dois dos três senadores que representam cada unidade da Federação. Lula está empenhado na composição por ter enfrentado, em quase oito anos, oposição de 45 dos 81 senadores, o que causou em 2007 a perda da arrecadação anual de R$ 40 bilhões da CPMF, o imposto do cheque.

Segundo pesquisa realizada na semana passada pelo DataFolha em sete estados (SP, MG, RJ, PE, BA, RS e PR) e no Distrito Federal, a bancada de PSDB e DEM cairia à metade (de seis para três) se a eleição fosse hoje.

Entre as unidades da Federação pesquisadas, apenas em Minas Gerais dois aliados do presidenciável José Serra (PSDB) lideram a disputa - o ex-governador Aécio Neves (PSDB), com 68%, e o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS), com 47%. O petista Fernando Pimentel está em terceiro, com 20%.

Candidatos aliados de Dilma Rousseff (PT) lideram a disputa por uma vaga no Senado em seis dos sete estados pesquisados, além do Distrito Federal. A coligação da candidata elegeria de nove a 12 senadores. Por sua vez, a aliança de Serra emplacaria de quatro a seis de seus candidatos.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Marcelo Delfino disse…
Há muitas leituras a serem feitas sobre estes fatos. Por exemplo: faltou dizer que a oposição pode conquistar vagas no Senado que não tem. A vaga de segundo senador do Rio de Janeiro, que hoje tem três senadores governistas (Crivella, Paulo Duque e Dornelles). Aliás, o DEM jamais elegeu um senador no Rio de Janeiro, nem nos tempos de PFL.