Dilma: política de segurança pública de Serra não funcionou em SP

A candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff - da coligação Para o Brasil Seguir Mudando - questionou neste domingo (22), a administração de José Serra na questão da segurança pública. Dilma criticou a proposta de criação de um Ministério da Segurança Pública apresentada pelo tucano.

Vermelho.org / Terra

"Eu aconselharia vocês a investigarem se a experiência de criar uma Secretaria de Segurança Pública de um lado, e uma Secretaria de Assuntos Penitenciários, de outro, levou o governo de São Paulo a derrotar o crime. Pelo contrário, muitas vezes o que acontecia é que uma Secretaria não conversava com a outra", disse aos jornalistas.

Dilma participou neste domingo de uma reunião com sua coordenação de campanha para fechar o capítulo referente à segurança pública em seu programa de governo. Dilma Rousseff citou o episódio violento ocorrido no Rio de Janeiro neste sábado (21), quando o grupo de traficantes fez reféns em um hotel na zona sul da cidade.

Ela elogiou a ação da polícia no caso. "O balanço é que a polícia reagiu rapidamente e teve uma atuação muito correta na liberação dos reféns. O governo do Rio tem tido sucesso no combate ao tráfico".

A candidata ponderou, no entanto, que é preciso "procurar sistematicamente" a derrota do crime e ressaltou que as UPPs (Unidade de Policiamento Pacificadora) têm sido um dos elementos utilizados com sucesso neste sentido. "A UPP traz de volta ao Estado, a polícia e ações positivas contribuindo para uma diminuição expressiva do crime no Rio de Janeiro".

Comentários