Dilma deve eleger quatro governadores a mais que Serra no primeiro turno

Enquanto petista pode emplacar dez candidatos, tucano deve eleger seis

Wanderley Preite Sobrinho, do R7

A subida da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, nas pesquisas de intenções de voto pode dar não só a ela, mas à maioria de seus candidatos a governador, uma vitória já no primeiro turno. Levantamento feito pelo R7 mostra que, dos 16 candidatos a governador com chances de vencer já no dia 3 de outubro, dez são apoiados pela petista, enquanto seis deles estão com o presidenciável do PSDB, José Serra.

Maioria dos Estados deve romper com continuidade e eleger novos nomes

Enquanto Dilma deve conseguir reeleger seis candidatos, Serra só vai emplacar uma reeleição: a de André Puccinelli (PMDB), no Mato Grosso do Sul. Já com a petista, devem se reeleger no primeiro turno Jaques Wagner (PT), na Bahia, Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco, Cid Gomes (PSB), no Ceará, José Maranhão, na Paraíba, Marcelo Déda (PT), em Sergipe, e Roseana Sarney (PMDB), no Maranhão.

Serra ganha de Dilma entre os candidatos que não tentam reeleição: cinco estão com ele, enquanto quatro são apoiados pela petista. Serra deve ajudar a eleger no primeiro turno Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo, Rosalba Ciarlini (DEM), no Rio Grande do Norte, Beto Richa (PSDB), no Paraná, Marconi Perillo (PSDB), em Goiás, e Joaquim Roriz (PSC), no Distrito Federal.

Com a petista, estão Tião Viana (PT), no Acre, Omar Azia (PMN), no Amazonas, Hélio Costa (PMDB), em Minas Gerais, e Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo.

O cientista político Humberto Dantas diz que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a arrancada de Dilma nas pesquisas ajudam os candidatos governistas que tentam se reeleger, mas não é só isso.

- Muito é mérito do próprio governador. Ele governa quatro anos e aí vamos sair dizendo que o Lula e a Dilma elegeram ele? A política no Brasil se faz muito regionalmente, por isso é preciso considerar a política local.

Ele também critica a oposição feita pelos candidatos do DEM e do PSDB nesta campanha, que preferiram poupar de críticas o governo Lula em razão de sua alta popularidade.

- O PSDB afinou e ficou com medo de falar mal do governo Lula. O discurso deles é muito técnico, não chega ao eleitorado. Quando a oposição vai tomar o poder de novo? Só por desgaste dos atuais governos, ou depois uma grande bobagem feita pela situação. Aí, a oposição terá de estar credenciada para voltar ao poder.”

Comentários

Jean Scharlau disse…
Discordo de que Serra ajude Alkmim, que já está se escondendo de Serra. E acho que haverá segundo turno em São Paulo.