Dilma abre dez pontos de Serra segundo CNT-Sensus

Mário Coelho, Congresso em Foco

“A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aumentou a vantagem sobre o seu principal rival na disputa, o tucano José Serra. No último levantamento feito pelo Instituto Sensus e divulgado nesta quinta-feira (5), a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a petista aparace com 41,6% das intenções de voto, contra 31,6% do candidato do PSDB. A senadora Marina Silva aparece com 8,5%. A margem de erro da pesquisa, feita entre 31 de julho e 2 de agosto, é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Nesta pesquisa, os votos em branco, nulo e indecisos totalizam 14,3%. Os números, comparados com o último levantamento feito pelo Sensus, apontam um crescimento aproximado de seis pontos percentuais nas intenções de voto de Dilma. Já Serra caiu aproximadamente dois pontos. O último levantamento, feito em maio, colocava a petista com 35,7% e o tucano com 33,2%.

Nas últimas quatro pesquisas, verifca-se que Dilma Rousseff quase dobrou as intenções de voto. No levantamento feito em novembro do ano passado, quando ainda não havia definição sobre quais seriam os candidatos, ela aparecia com 21,7%, contra 31,8% de José Serra. Na pesquisa seguinte, divulgada em fevereiro, no cenário em que aparecia a senadora Marina Silva, a diferença era de aproximadamente 12 pontos a favor do tucano.

Na simulação de um segundo turno da pesquisa divulgada hoje, Dilma leva nova vantagem. Ela tem 48,3%, contra 36,6% do ex-governador de São Paulo. Nesse cenário, brancos, nulos e indecisos somam 15,3%. Num eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a petista teria 55,7%, ante 23,3% da candidata verde - brancos, nulos e indecisos chegam a 21,1%. Caso a disputa seja entre Serra e Marina, o tucano venceria com 50% dos votos contra 27,8% da candidata do PV. Brancos, nulos e indecisos obtém 22,3%.

Na pesquisa espontânea, quando não são indicados nomes de candidatos aos entrevistados, Dilma aparece com 30,4% das intenções de votos, contra 20,2% de Serra e 5,5% de Marina Silva. Brancos, nulos e indecisos representam 31,7%.

De acordo com o levantamento do Sensus, a eleição, se fosse realizada hoje, por pouco não seria definida no primeiro turno. Isso porque a soma dos adversários de Dilma chega a 44,5% das intenções votos. Neste momento, são as candidutaras de partidos nanicos, como de Zé Maria (PSTU), com 1,9%, e de Plínio de Arruda Sampaio (Psol), com 1,7%, somados aos percentuais de Serra e Marina, que garantem um novo pleito.”

Comentários