Contratado por iG e Band, Vox Populi antecipou tendências

Pacote de pesquisas foi encomendado como parte do projeto para a cobertura eleitoral deste ano

Do ig

“Como parte das medidas para oferecer uma cobertura diferenciada da disputa eleitoral deste ano, o iG, em conjunto com a Band, contratou o instituto Vox Populi para realizar pesquisas sobre a corrida ao Palácio do Planalto. Até agora, os levantamentos anteciparam tendências confirmadas posteriormente pelos demais institutos de pesquisa do País.

Parceiro do iG desde o mês de maio, quando o candidato do PSDB, José Serra, ainda aparecia a frente de Dilma Rousseff (PT), o Vox Populi foi o primeiro instituto a captar o crescimento da candidata petista, só agora confirmado pelos demais organismos de pesquisa do País.

Na pesquisa Vox Populi divulgada no dia 15 de maio, Dilma aparecia pela primeira vez à frente de Serra, chegando a 38% contra 35% do tucano. No mesmo mês, o instituto Datafolha mostrava os dois candidatos empatados em 36%, enquanto o Ibope também apontava o cenário de empate dos dois concorrentes, em 37%.

O cenário de empate entre Dilma e Serra nas pesquisas Ibope e Datafolha persistiu até o final de julho, quando o Ibope finalmente identificou o crescimento de Dilma, apontado mais de um mês antes pela Vox Populi. No levantamento do dia 29 de julho, o Ibope mostrou que a candidata petista tinha 39% das intenções de voto, enquanto Serra aparecia com 37% e Marina tinha 7% das preferências.

Entretanto, uma semana antes, na pesquisa de 23 de julho, o Datafolha ainda apontava o empate técnico entre PT e PSDB, com 36% e 37%, respectivamente. A tendência de queda de José Serra só foi registrada pela pesquisa Datafolha no último dia 13 de agosto, quando o candidato tucano apareceu com 33% das intenções de voto, contra 41% de Dilma e 10% de Marina Silva.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários