O Brasil está atraente para negócios

Marcus Quintella, Jornal do Brasil

“O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) vem realizando pesquisas sobre o nível da atividade empreendedora mundial, desde 1999, e o Brasil está classificado entre os países mais empreendedores do planeta. Desde o início das pesquisas do GEM, a taxa média de empreendedorismo no Brasil foi de 13%, e, em 2009, essa taxa chegou a 15%. Isso significa que existem 15 empreendedores em cada grupo de 100 brasileiros pertencentes à população economicamente ativa do país. Em números absolutos, o Brasil tem pouco mais de 30 milhões de pessoas desenvolvendo alguma atividade empreendedora, e, dentre essas pessoas, existem milhares de imigrantes, provenientes de todos os continentes, que estão prosperando e contribuindo para o desenvolvimento do país.

Atualmente, o Brasil é a 10ª economia do planeta, em termos de PIB, conta com uma indústria em expansão, e seu mercado consumidor possui excelente poder de compra – tudo isso num ambiente de estabilidade política e equilíbrio econômico. O país se destaca no setor agrícola, especialmente na produção e exportação mundial de açúcar, café, soja, carne bovina, frango e suco de laranja. Além disso, o Brasil ocupa o quarto lugar no setor aeronáutico mundial, é o quinto maior produtor de borracha do mundo e está em oitavo lugar no setor de siderurgia e produção automobilística. A extração de petróleo bruto ultrapassa, atualmente, 2 milhões de barris diários, número superior ao dos produtores do Oriente Médio.

Em termos sociais, o Brasil ocupa a 75ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, com o índice de 0,813, o que lhe permite fazer parte do grupo dos países considerados de alto desenvolvimento humano, isto é, aqueles com IDH superior a 0,800. Com essa situação, o Brasil conseguiu o grau de investimento concedido pelas mais importantes agências internacionais de classificação de riscos, entrando, assim, para o clube dos países mais respeitados e atraentes para investimentos estrangeiros. No setor ambiental, o Brasil está apresentando um rápido crescimento e vem oferecendo muitas oportunidades de negócios sustentáveis.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários