Dilma defende atuação do BNDES, que quase foi destruído por FHC

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, defendeu nesta sexta (9) a atuação do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma destacou que graças à atuação da instituição foi possível minimizar os efeitos da crise financeira internacional, permitindo que o Brasil fosse o primeiro país a deixar a turbulência para trás.

Vermelho.org

"Antes o crédito no Brasil era direcionado a privilegiados", frisou a ex-ministra, que participou de entrevista na Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.

Papel estratégico

O BNDES, que teve seu capital aumentado expressivamente no governo Lula, hoje desempenha um papel estratégico e fundamental no desenvolvimento da economia nacional. Seus financiamentos, a um custo relativamente baixo, é uma alvanca dos investimentos produtivos e contribui fortemente para o crescimento da economia.

O banco, segundo denúncia do economista Carlos Lessa (que foi o primeiro a ocupar sua direção no primeiro governo Lula), foi quase destruído pelo governo neoliberal do FHC, que o transformou em agência do escandaloso processo de privatização. Deu muito trabalho reconstruí-lo como instrumento do desenvolvimento nacional, segudo seu ex-presidente.

A candidata petista rebateu as críticas ao banco de fomento e ponderou que alguns adversários "sistematicamente fazem a política do quanto pior, melhor".
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários