Campo de apoio a Dilma sai fortalecido das convenções eleitorais

Terminou na quarta-feira (30), o prazo para que os partidos políticos realizassem suas convenções eleitorais. No âmbito nacional, algumas novidades surgiram de última hora, como a adesão do PSC e do PTC à candidatura de Dilma e a adesão do PTdoB à candidatura de Serra. PTC e PTdoB teriam candidatos próprios, mas desistiram. Assim, onze candidatos disputarão o Planalto, mas somente Dilma, Serra e Marina tem relevância para a disputa, os demais atuarão como figurantes.

Cláudio Gonzalez, Vermelho.org

Nos estados, os palanques também já estão definidos. Há pouquíssimos nós a serem desatados até o dia 5 de julho, prazo limite para registro de candidaturas no TSE. No balanço final, o campo de apoio à candidata do governo Lula, Dilma Rousseff (PT), saiu fortalecido, com mais candidatos competitivos oferecendo palanque para a campanha da ex-ministra da Casa Civil do que para seu principal adversário, o presidenciável do PSDB, José Serra. Veja quadro no final da matéria.

A coligação nacional de Dilma Rousseff terá nove partidos: PT, PMDB, PDT, PCdoB, PSB, PTC, PSC, PRB e PR. Seu vice é Michel Temer, do PMDB de São Paulo. Com esta coligação, Dilma terá 10 minutos e 30 segundos de tempo em cada bloco de 25 minutos n na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. José Serra entra na disputa ancorado numa coligação de 6 partidos: PSDB, DEM, PTB, PPS, PMN e PTdoB. O vice, definido na última hora, é o deputado índio da Costa (DEM-RJ). Serra terá 7 minutos e 11 segundos no horário eleitoral. A candidata verde, Marina Silva, lança-se em vôo solo na campanha presidencial, somente seu próprio partido, o PV, está com ela. O vice é o empresário da Natura, Guilherme Leal. Seu tempo de propaganda no rádio e na TV é de apenas 1 minuto e 17 segundos.

Os demais candidatos à Presidência são: Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), José Maria Eymael (PSDC), Oscar Silva (PHS), Américo de Souza (PSL) e Ivan Pinheiro (PCB). Entre os partidos brasileiros, somente PP, PTN e PRP não lançaram candidatos nem aderiram oficialmente a alguma candidatura.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários