PAC chega à Rocinha levando saúde, habitação, saneamento e arte


Brasília Confidencial

“A Rocinha, que com 101.000 habitantes é a maior favela da América Latina, vai receber uma passarela desenhada por Oscar Niemeyer. A comunidade, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro, será integrada à cidade por meio do monumento em M, inspirado na mulher carioca. A inauguração está prevista para o próximo dia 30/06, quando a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) também vai entregará aos habitantes locais o Centro de Convivência, Comunicação e Cultura (C4). “Os moradores estão maravilhados e agradecidos por terem um verdadeiro monumento da beleza arquitetônica. Não é qualquer um que tem uma obra do Niemeyer à sua porta”, disse o engenheiro Franchel Fantinatti, gerente da Emop.

Segundo Franchel, a construção da passarela, financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), começou há um ano e meio e não foi simples: cinco meses foram necessários para fazer apenas as fundações. São três rampas de acesso e 60 metros de extensão. O ponto mais alto do arco fica a 20 metros da rua.

O PAC chegou à Rocinha com orçamento de R$ 231,2 milhões em abril de 2008. As primeiras obras já foram entregues: um Complexo Esportivo e o Centro de Atendimento à Saúde (CAS), que abriga a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h), a Clínica da Família e o Centro de Atenção Psicossocial. Até o fim de 2010 a Emop prevê a conclusão do PAC na região com a implantação de uma creche para 120 crianças, a entrega de conjunto habitacional com 144 apartamentos, além de abertura e alargamento de ruas e vielas, como a Rua 4 que vai beneficiar motoristas de toda a cidade, oferecendo uma alternativa ao trânsito intenso da estrada que liga os bairros de São Conrado e Gávea.”

Comentários