"Lula merece aplausos", opina Ricupero sobre acordo com Irã

Ana Cláudia Barros, Terra Magazine

“Crítico feroz da aproximação entre Brasil e Irã, que classifica de incoerente, o ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Rubens Ricupero, declarou que a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Teerã "merece aplausos". Ao lado do primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, Lula, até primeira ordem, convenceu o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a aceitar o acordo para troca de material nuclear.

- Embora eu não esperasse um resultado positivo, isso me parece que merece aplausos. Tanto a iniciativa brasileira como a coragem do ministro Celso Amorim. Todos eles só merecem aplausos. Não há dúvida de que ele (Lula) desempenhou papel muito importante. Acho que todos os brasileiros devem se sentir muito satisfeitos com esse resultado. Não há dúvida nenhuma de que é um grande momento da diplomacia brasileira.

Ricupero explica por que era cético em relação às negociações com Ahmadinejad:

- O passado recente do Irã tem registrado casos similares, em que eles aparentemente aceitaram essa mesma ideia do enriquecimento do urânio fora do país e depois recuaram. É verdade que, desta vez, a situação é diferente. No episódio anterior, o enriquecimento do urânio se faria em território de países ocidentais, e depois o Irã receberia de volta. E o Irã não teve confiança de que isso acontecesse e queria que a troca do material fosse feita no seu próprio território. Pode ser que agora, com o fato de ser na Turquia (onde será feita a troca de urânio, conforme o acordo), que é um país muçulmano, a coisa seja diferente.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários