Diálogo liderado por Lula obtém acordo, diz chanceler turco

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse neste domingo (16) que foi uma acordo foi obtido entre Irã, Turquia e Brasil sobre a troca de urânio com baixo enriquecimento por combustível nuclear, decisão que pode por fim momentâneo às pressões que Estados Unidos e seus aliados contra o programa de energia nuclear do Irã.

Vermelho.org

Quando questionado por jornalistas em Teerã se haveria um acordo sobre a troca de combustível, ele respondeu: “Sim, isso foi alcançado após quase 18 horas de negociações”.

Segundo o chanceler turco, o anúncio oficial pode ser feito na segunda-feira pela manhã, após revisão pelos presidentes brasileiro e iraniano e o primeiro-ministro turco, que chegou à capital iraniana neste domingo.

Os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, falaram neste domingo em entrevista coletiva sobre o interesse de incrementar as relações comerciais entre seus países. Porém, não fizeram nenhuma referência ao tema nuclear.

Os EUA e seus aliados usam o programa de energia nuclear do Irã para acusá-lo de querer fabricar armas nucleares, o que Teerã desmente categoricamente.

Evitando negociar o tema diretamente com os iranianos, EUA desejavam realizar uma quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o país do Oriente Médio.”

Comentários