Lula quer devolver sede original da UNE ao RJ

Brasília Confidencial

“A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira, 20/04, o projeto enviado ao Congresso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que obriga o Estado brasileiro a reconhecer sua responsabilidade na destruição da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1964. Após ser invadida, a UNE foi incendiada. O texto obriga também que seja paga uma indenização que pode chegar a R$ 15 milhões, de acordo com o relator, senador Gerson Camata (PSDB-ES).

A intenção do presidente Lula é reconstruir a sede da UNE no mesmo local em que foi construída – Praia do Flamengo, no Rio. O Orçamento Geral da União já prevê custos para esse fim na ordem de R$ 30 milhões. O projeto, que já foi aprovado na Câmara, segue para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Caso não receba pedido de análise em plenário, o projeto vai à sanção presidencial.

Fundada em 1937, a UNE foi reconhecida oficialmente pelo presidente Getúlio Vargas como entidade com representatividade estudantil em 1942, que, por meio de decreto, doou o prédio para a sede da organização. Segundo testemunhas, soldados teriam ateado fogo no local. Esse fato ocorreu no dia 1º de abril, um dia após o golpe militar.”

Comentários