Brasil e Turquia preparam proposta para mediar negociação com Irã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, debateram nesta segunda-feira a apresentação de uma proposta conjunta para solucionar o conflito nuclear com o Irã, disse o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim.

Folha Online

A iniciativa consistiria no envolvimento de um terceiro país, que receberia imediatamente uma parte do urânio enriquecido a 3,5% pelo Irã e o trocaria por combustível nuclear vindo de países ocidentais, explicou Amorim em entrevista coletiva.

O ministro admitiu que o Brasil poderia ser esse terceiro país, embora "seja mais lógico um país mais próximo" do Irã.

A comunidade internacional propôs mandar combustível nuclear para o Irã, mas não imediatamente após receber o urânio iraniano levemente enriquecido. Teerã exige que a troca seja simultânea, segundo Amorim.

O chanceler disse que explicará a nova proposta aos ministros dos outros países reunidos na cúpula sobre segurança nuclear em Washington durante as reuniões de hoje e terça-feira.
Brasil e Turquia se opõem às sanções impulsionadas pelos Estados Unidos contra o Governo iraniano para forçar o país a suspender seu programa nuclear.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários