Lula visita Cisjordânia e condena cruel bloqueio de Israel

O presidente brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva, esteve nesta terça-feira (16) na cidade de Belém, na Cisjordânia, durante sua primeira visita à Autoridade Nacional Palestina, e foi recebido por Mahmoud Abbas, presidente da entidade.

Vermelho.org

Depois da recepção, Lula encerrou uma conferência econômica que reuniu 120 empresários brasileiros e palestinos, na presença do primeiro-ministro Salam Fayyad, durante a qual desejou que um futuro Estado palestino possa, um dia, ser associado ao Mercosul — o Mercado Comum Sul-Americano.

O presidente Lula classificou nesta terça-feira de cruel o bloqueio que vem sofrendo o povo palestino e criticou o muro racista de separação construido por Israel na Cisjordânia.

"Sabemos qual é o primeiro desafio nessa caminhada. Vencer o cruel bloqueio que vem sofrendo o povo palestino. O muro de separação cobra um alto preço em termos de sofrimento humano e prejuízo material, sobretudo na Faixa de Gaza", disse.

"A asfixia imposta à Cisjordânia e a Gaza impede que a Palestina se beneficie dos fluxos de comércio internacional", disse Lula, prometendo ajudar na busca de uma solução para a criação de um Estado palestino.

Na quarta-feira Lula seguirá para Ramala, capital administrativa da Cisjordânia, onde vai assinar acordos de cooperação com o governo palestino da al-Fatá e, em seguida, visitar o túmulo do líder palestino Iasser Arafat, falecido em 2004. No início da tarde Lula viajará para Amã, onde terá uma reunião de trabalho com o rei da Jordânia, Abdullah II.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários