Lula diz que provou que o Estado é eficiente

Daniel Mello, Agência Brasil

“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje (2)que provou que o Estado é eficiente ao administrar com sucesso os problemas de falta de crédito devido a crise financeira.

“Nós provamos que o Estado não é ineficaz como alguns queriam fazer crer, durante as últimas três décadas. Nós provamos que o Estado não precisa se meter a ser um gerente, a ser um empresário. Mas o Estado tem que ser o grande regulador e o grande indutor”, afirmou ao participar de um encontro com diretores do Banco do Brasil.

Segundo Lula, foi esse o pensamento que motivou a decisão de que o Banco do Brasil deveria adquirir 50% do Banco Votorantim e assim, poder expandir o crédito para carros usados. “Nós precisávamos financiar o mercado de carros usados. Os bancos pequenos que não tinham carteira não tinham mais crédito. O Banco Votorantim era o banco que tinha maior carteira de carro usado”.

O presidente afirmou ainda que, com as medidas para ampliar a oferta de crédito, conseguiu expandir o volume de crédito de R$ 381 bilhões no início do seu governo para R$ 1,41 trilhões.

Lula atribuiu parte do sucesso de sua administração à sorte que, de acordo com ele, é necessária para governar o Brasil. “Se eu não quero no meu time um jogador azarado, porque eu vou querer no meu país um presidente azarado? Eu quero alguém que tenha muita sorte que é o que o país está precisando”, disse.”

Comentários