País terá redução de emissões de CO2 ao redor de 40%, diz Dilma

Carmen Munari, Reuters

“Pela primeira vez o governo brasileiro admitiu se comprometer com uma redução em torno de 40 por cento nas emissões dos gases causadores do efeito estufa até 2020. O compromisso que será anunciado no próximo sábado vai ser levado pelo país à conferência mundial de mudanças climáticas, em dezembro.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que chefiará a delegação brasileira em Copenhague, na Dinamarca, evitou, no entanto, utilizar o tema "meta" para a posição do país. Segundo ela, a decisão ainda precisa de uma justificativa técnica.

"Nós não achamos que pode reduzir 40 por cento. Temos que provar que pode. Talvez seja 38, 42 por cento", disse a ministra a jornalistas, sinalizando que o governo vai se decidir por um percentual.

Dilma esclareceu que a estimativa de corte nas emissões de CO2 leva em consideração um crescimento econômico de 5 ou 6 por cento.
Já está acertado que o país vai reduzir o desmatamento em 80 por cento, o que contribuirá para uma diminuição de 20 por cento nas emissões dos gases. A ministra insistiu que os países desenvolvidos deverão ser pressionados a cumprir metas rígidas.

"A postura do Brasil é de que os países em desenvolvimento assumam uma posição forte", disse ela, explicando que eles devem contribuir para uma redução de 2 graus na temperatura global.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
Essa eh a maior piada que ja ouvi (ou melhor, tenho lido). So sendo ignorante mesmo pra deixar essa passar ... Abrem os olhos povo brasileiro. O globo terrestre entra em ciclos. Ele squenta e ele esfria de tempo em tempo. Essa bobagem de aquecimento global e agora essa de reduzir emissao de CO2... Desde que o mundo eh mundo e eh ocupado por pessoas plantas e animais ha emissao de CO2. Nao ha ninguem morrendo por causa disso. Mas abrem o olho pois se eles querem reduzir a emissao de CO2 eles podem querer reduzir o numero de pessoas. Isso eh uma meta de todas as autoridades de muitos paises que eu tenho investigado ateh o momento.