Oposição debilitada

Adversários de Lula comandavam 16 Estados na eleição de 2006, quando o presidente se reelegeu, e agora estão no poder só em 8. Presidente do DEM diz que partido vai recuperar espaço, e PSDB afirma que nomes de candidatos terão mais peso que os dos governadores

Folha de São Paulo

A oposição vai disputar a sucessão de Lula com controle de muito menos Estados do que tinha na última eleição presidencial. Em 2010, PSDB, DEM e alas oposicionistas de outros partidos estarão no poder em apenas 8 Estados, contra 19 sob comando da base governista.

Em 2006, o presidente Lula se reelegeu em cenário mais adverso: seus aliados detinham as máquinas de apenas 8 Estados, contra 16 governados por oposicionistas. "Mesmo onde a oposição governa, o instinto político dos governadores e prefeitos é de não bater de frente [com Lula]", diz o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP).

Em 2006, a oposição perdeu Estados importantes. O então PFL foi derrotado em Pernambuco e na Bahia. O PSDB foi derrotado no Ceará e no Pará.

O estrago foi maior no Nordeste: de uma hegemonia de sete Estados, a oposição tem atualmente apenas Alagoas.

As cassações impostas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desequilibraram ainda mais a balança. A Paraíba passou de Cássio Cunha Lima (PSDB) para José Maranhão (PMDB). Roseana Sarney (PMDB) é promessa de palanque no Maranhão para a provável candidata governista à Presidência, Dilma Rousseff (PT). Jackson Lago (PDT), cassado, foi neutro em 2006.”
Só para assinantes
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários