PMDB sinaliza para base que Lula ajudará no palanque de 2010

Thais Bilenky, Terra Magazine

“O líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deixa claro que o partido, integrante da base governista, contará com a força eleitoral do presidente Lula para ter um bom desempenho nas eleições de 2010.

"O PMDB participa ativamente do governo Lula. O governo é aprovado pela população brasileira. A sinalização para a base do PMDB que nós estaremos com o presidente Lula no palanque, com a ministra Dilma, vai ajudar a composição, vai eliminar muitas intransigências de parte à parte", afirma o deputado.

Henrique Eduardo Alves receberá a cúpula do PMDB em sua casa para um jantar nesta terça-feira, 6. Estarão presentes os ministros Hélio Costa e Geddel Vieria Lima, os senadores Renan Calheiros, Romero Jucá, José Sarney e, o principal convidado, deputado Michel Temer.
O presidente da Câmara dos Deputados é, segundo Alves, o "nome natural" para vice-presidente na chapa da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Firmando um "pré-compromiso" entre PT e PMDB, o parlamentar potiguar espera "traduzir" o discurso nacional para os Estados e diminuir as resistências ao projeto Dilma-Temer, calcando a força de Lula como argumento.

Terra Magazine - O senador Romero Jucá (PMDB-RR) diz que o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), é o candidato a vice-presidente do PMDB e ponto. O senhor concorda?
Henrique Eduardo Alves - É o nome natural, quem vai decidir é a convenção. Mas é o nome mais forte hoje. Esse jantar de amanhã é para definir alguns critérios, uma estratégia, uma conversa que teremos com o presidente Lula, com o PT. Nós vamos estabelecer um pré-compromisso PT-PMDB, ministra Dilma presidente e vice do PMDB. Vamos deixando maturando, mas o nome mais forte, indiscutivelmente, até porque é o presidente nacional do PMDB, é o Michel Temer, realmente.

Qual estratégia o PMDB vai adotar?
É natural (a aliança), nós somos do governo. O PMDB participa ativamente do governo Lula, comanda seis ministérios importantes, tem uma relação do PMDB com o governo Lula muito boa. O governo é aprovado pela população brasileira e nós esperamos que continue avançando, melhorando. É natural, é ético, é coerente que o partido esteja no palanque do presidente Lula. Como é o maior partido da base aliada, é natural que a segunda posição na chapa inicial seja do PMDB. É o maior partido do Brasil, com maior capilaridade: governadores, deputados, senadores, prefeitos, tudo do PMDB. É natural que a posição (de vice) seja do PMDB. A gente vai estabelecer desde já um pré-compromisso, até para ajudar as composições estaduais, que são o grande patrimônio do PMDB. A questão dos Estados, na hora em que estiver esse pré-compromisso nacional, será muito mais respeitada, de mais fácil condução. Sinalizar para a base do PMDB que nós estaremos com o presidente Lula no palanque, com a ministra Dilma, vai ajudar a composição, vai eliminar muitas intransigências de parte à parte. É uma coisa importante de acontecer.”
Entrevista Completa, ::Aqui::

Comentários