Brasil fica em 75º no Índice de Desenvolvimento Humano

Relatório da ONU deste ano cria uma nova categoria, a dos países com desenvolvimento 'muito elevado'

O Estado de São Paulo

O ranking dos países por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado nesta segunda-feira, 5, como parte do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2009 das Nações Unidas e lançado em Bangcoc, Tailândia, conta com uma nova categoria: a dos países de IDH "muito elevado", que agrega as nações com índice de 0,9 ou superior - o IDH pode variar de 0 a 1. A nova categoria inclui EUA, Canadá e várias nações europeias, mas também a Coreia do Sul e países do Oriente Médio, como Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Israel.

O Brasil continua entre os países IDH "elevado" e, com índice de 0,813, não é mais, como quando ascendeu ao grupo, no relatório de 2007/2008, o lanterna da categoria. O País ocupa a 75ª posição, atrás, na América Latina, de Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, México, Venezuela e Panamá. Na relação dos países de IDH elevado, o Brasil se encontra à frente de Colômbia, Peru, Turquia, Equador, Ilhas Maurício, Casaquistão e Líbano.

O IDH deste ano - um indicador que sintetiza o bem-estar humano a partir das medidas da esperança média de vida, da alfabetização, da escolarização e do PIB per capita - foi calculado para 182 países. Trata-se da cobertura mais ampla de toda a história do índice, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“Apesar das melhorias significativas registradas ao longo do tempo, o progresso tem sido irregular”, afirma a principal autora do relatório, Jeni Klugman, em nota. “Muitos países testemunharam retrocessos nas últimas décadas, devido às retrações econômicas, às crises induzidas por conflitos e às epidemias de Aids/HIV. E tudo isto antes de se sentir o impacto da atual crise financeira mundial”, já que o IDH atual foi computado com dados de 2007.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários