Acordo deve deixar Ciro fora da corrida pelo Planalto

Projeto para 2010, com apoio de Lula, seria concorrer à sucessão de Serra

Marcelo de Moraes, Vera Rosa e João Domingos / O Estado de São Paulo

Dentro do Palácio do Planalto já existe uma certeza - o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não disputará a corrida presidencial contra a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Oficialmente, Ciro manterá a candidatura à Presidência até os primeiros meses do próximo ano, mas seu destino eleitoral já está definido e será a disputa pelo governo de São Paulo, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT.

A retirada da candidatura não será feita com antecedência por razões estratégicas. Primeiro, o próprio Lula quer esperar pela consolidação do nome de Dilma. A expectativa é de que as viagens da ministra, como a feita ao lado de Lula e de Ciro por cidades do Rio São Francisco, já comecem a produzir efeito, refletindo nas pesquisas eleitorais.

Além disso, o governo entende que a presença momentânea de Ciro como fator favorável, pois tem disputado intenção de voto nos mesmos segmentos que o governador de São Paulo, José Serra, (PSDB), principal pré-candidato da oposição. Ele também tem assumido o debate crítico contra o tucano, o que ajuda na campanha governista.

Existe, no entanto, uma condição clara para que esse movimento se concretize. Dilma precisa ultrapassar Ciro nas pesquisas. "Se ela não decolar, ele disputa a Presidência", avisa um dirigente do PSB.

Outro claro sinal da sintonia com o Planalto é que Ciro e os dirigentes do PSB nem sequer têm se movimentado para atrair o apoio de outros partidos. Sem alianças, terá pouco tempo de propaganda eleitoral. Na prática, Ciro e seu partido têm acompanhado com serenidade o movimento de Lula e Dilma para fecharem acordo com todas as outras legendas da base governista, sem se apresentarem como alternativa.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Unknown disse…
que engraçado, de onde tiraram essa que o lula vai concorrer á sucessão do serra? Como se o serra fosse ser eleito? ra ra rá.
Anônimo disse…
Aos 49 amos tendo particicipado e visto ,LULA.e sua equipe transformar o BRAZIL.em um pais que agora tem direção tem rumo planejamento,claro que todos os problemas não foram resovidos,mas quase todos os fundamentos basicos para o apis arrancar esta dado,não podemos deixar que este projeto,termine,pois se os tucanos cassados ganharem,o Zé pedagio,FHC,ALQUIMIN,vão acabar com país em menos de um ano,vai ser o maior retrocesso da história do nosso BRAZIL....pelo amor de DEUS,tem que ser DILMA,jajajajaja....
zejustino disse…
Dilma 2010. Tucanos, pefelistas e pepesistas para o esgôto de onde nunca deveriam ter saido.