Em entrevista exclusiva, Ciro Gomes vê mais chances de ser eleito presidente do que governador de São Paulo

Maurício Savarese e Diogo Pinheiro, UOL

"Possível candidato à Presidência da República em 2010, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou que não quer se eleger "nunca mais" à Câmara, praticamente afastou a possibilidade de disputar o governo de São Paulo em 2010 e reforçou seu desejo de ser o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apesar de a preferida dele ser a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Em entrevista exclusiva ao UOL Notícias, Ciro negou que Lula tenha pedido a ele que seja candidato a suceder seu desafeto José Serra no Palácio dos Bandeirantes. Apesar disso, disse ele, a decisão final sobre essa transferência do Ceará para São Paulo vai depender de seu partido.

"O presidente Lula jamais, em tempo algum, me fez algum apelo com relação à candidatura ao governo de São Paulo ou à Presidência da República", apontou. "Combinamos de seguir conversando e examinar a situação ali por fevereiro do ano que vem. E aí nessa circunstância que ele me pergunta se eu aceitaria transferir o domicílio eleitoral para São Paulo, mantendo as portas abertas e decidir, daqui, a candidatura à Presidência."

"Eu não pretendo ser candidato a governador de São Paulo. Não participo de pegadinha. Agora compreendo que há muita seriedade na ponderação de alguns companheiros no PSB e no presidente Lula de cogitar isso. Mas eu não quero. Não desejo isso. Os paulistas têm que achar entre os que têm rotina aqui uma pessoa que possa interpretar esse sentimento de mudança", afirmou.

Sobre uma eventual composição com Dilma na chapa governista, Ciro desconversou. "Ninguém é candidato a vice. Eu sou candidato a presidente ou nada. Sou candidato a presidente numa condição dura. O não convidado tem às vezes que mandar o cotovelo. É isso que me mantém na política", disse.”
Matéria Completa (Vídeo), ::Aqui::

Comentários