Colômbia rejeita monitoramento da Unasul e reunião termina sem consenso

A reunião de ministros de Relações Exteriores e de Defesa da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) terminou sem consenso depois que a Colômbia rejeitou a proposta de que o bloco monitore as sete bases militares que serão utilizadas pelos Estados Unidos em seu território.

Claudia Jardim, BBC Brasil

O governo colombiano também se negou a revelar detalhes do acordo de cooperação firmado com Washington, principal ponto de discussão do encontro, realizado nesta terça-feira em Quito, no Equador.

"Lamentavelmente não alcançamos soluções. Lamentamos a atitude da Colômbia, a intransigência de não querer tornar transparente o convênio sobre as bases militares", afirmou o chanceler da Bolívia, David Coquehuanca, ao deixar a reunião.

A apresentação do documento do acordo entre Bogotá e Washington e o acesso de membros do Conselho de Defesa às bases colombianas que serão usadas pelos Estados Unidos foi um pedido dos presidentes da Unasul durante a Cúpula realizada no mês passado em Bariloche, na Argentina.

Ao deixar a reunião desta terça-feira, o ministro de Defesa colombiano, Gabriel Silva Luján, disse que seu governo não pode apresentar o documento porque o acordo militar ainda não foi formalizado e está sendo discutido internamente.

A negativa da Colômbia em dar garantias aos demais países de que as atividades militares com os Estados Unidos se limitarão a seu território chegou a irritar o chanceler brasileiro, Celso Amorim.
"Se vocês estão dizendo que nos dão as garantias, por que não as escrevem?", questionou Amorim durante o debate com os demais chanceleres.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários