Unasul quer se reunir com Barack Obama para esclarecer acordo

DCI / PanoramaBrasil

“A União das Nações Sul-americanas (Unasul) quer se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para esclarecer o acordo militar com a Colômbia. A instalação de bases militares norte-americanas no país divide a porção sul do continente e a Unasul quer ter acesso a detalhes do documento.

O acordo, que prevê a instalação de sete bases militares norte-americanas na Colômbia para combater o terrorismo e tráfico de drogas, é criticado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e pelo equatoriano, Rafael Correa, que ameaçam cortar relações com a Colômbia. Segundo informações do jornal Financial Times, Chávez teria dito, durante a reunião extraordinária da Unasul, em Bariloche, que "ventos de guerra" sopram na região.

Enquanto o presidente peruano, Alan Garcia, é o único a apoiar a ação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva preferiu adotar um discurso pacificador durante sua participação na reunião. "Podemos propor a Rafael [Correa] uma reunião para discutir a paz no continente. Às vezes, escutamos que a tensão na região aumentou, e isso me preocupa", afirmou Lula. "A solução de problemas está dentro de nosso continente, não fora."
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários