Unasul quer reunião com EUA para discutir bases na Colômbia

Preocupados com o possível acordo militar entre Estados Unidos e Colômbia, os presidentes da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) quebraram o protocolo e discutiram abertamente nesta segunda-feira, em Quito, o que alguns classificaram como a "ameaça" representada pela presença de efetivos militares americanos na região.

Fabrícia Peixoto, BBC Brasil

Após uma sugestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os líderes também concordaram com a realização de uma reunião emergencial com a presença do governo dos Estados Unidos para discutir a questão.

Em um discurso enfático, que não estava previsto na programação do encontro, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que "ventos de guerra sopram na região" e que, se sofrer algum tipo de agressão, seu governo responderá de forma "militar e contundente".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou um discurso apaziguador e sugeriu que o assunto seja discutido "abertamente", inclusive com os Estados Unidos. Segundo Lula, a questão tem que ser resolvida com "muita conversa".

Lula disse ainda que "é importante chamar o governo americano para a reunião emergencial" sobre a possível utilização de bases militares colombianas pelos Estados Unidos.

"Talvez fosse o caso de a Unasul convidar o governo americano para uma discussão profunda sobre a relação dele com a América do Sul", disse. Segundo Lula, esta discussão será "sofrida".

"As pessoas vão ter que ouvir duras verdades, caso contrário, a Unasul corre o risco de se transformar em um clube de amigos cercado de inimigos por todos os lados", afirmou o presidente.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários