Restos mortais de guerrilheiro do Araguaia serão sepultados com honras de Estado

Luciana Lima, Agência Brasil

"Os restos mortais do guerrilheiro Bergson Gurjão Farias, executado na Guerrilha do Araguaia em 1972, serão sepultados com honras de Estado, no Ceará. De acordo com o secretário especial de Direitos Humanos, ministro Paulo Vannuchi, o sepultamento ocorrerá em setembro.

“Nós vamos promover em setembro um grande evento de sepultamento, com ato solene na Universidade Federal do Ceará ou, se a família preferir, na Assembléia Legislativa, ou em qualquer outra instância pública. Isso vai ser a expressão da devolução de Bergson a sua terra e, de forma vitoriosa, porque seus ideais de democracia, liberdade e Justiça estão hoje se realizando no Brasil”, disse o ministro.

“Não tem mais ditadura militar e já não tem mais a necessidade de resistência clandestina, de luta armada contra a tirania daquele período. Por isso, ele é um vencedor”, completou o ministro, que participou de um debate sobre os 30 anos da Anistia na Universidade de Brasília (UnB). O ministro também participou hoje (17) da inauguração do monumento em homenagem a Honestino Guimarães, estudante da UnB, também morto durante a ditadura militar.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Unknown disse…
ESTAREMOS ASSIM, RESGATANDO A MEMÓRIA DOS JÓVENS QUE LUTARAM CONTRA A TIRANIA E FORTALECENDO A DEMOCRACIA QUE HOJE USUFRUÍMOS. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE APAGUEM DA NOSSA MEMÓRIA OS HORRORES DESTA PÁGINA VERGONHOSA!
MARIA DO ROSÁRIO.