Números do 2º trimestre mostram PIB em expansão

Valor Online

“Os analistas mais otimistas prevêem expansão de 2,3% em relação ao primeiro trimestre, com ajuste sazonal

As primeiras estimativas sobre o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre confirmam que a recessão ficou para trás. Os analistas mais otimistas prevêem expansão de 2,3% em relação ao primeiro trimestre, com ajuste sazonal. Os mais pessimistas estimam crescimento de 0,5%.

Sob o forte impacto da crise global, o PIB brasileiro recuou 3,6% no quarto trimestre de 2008 na comparação com o terceiro. No primeiro trimestre deste ano, houve nova queda, de 0,8%, caracterizando um quadro de "recessão técnica", marcado por duas contrações trimestrais consecutivas.

Números divulgados ontem pelo IBGE mostram que o comércio varejista registrou expansão, em maio, de 0,8% em relação a abril. No varejo ampliado, que inclui os setores de construção e automotivo, a expansão foi de 3,7%. Em ambos os casos, o crescimento em maio mais do que compensou a queda de abril. Esses resultados reforçaram a avaliação de que o consumo das famílias avança a um ritmo razoável. Em 12 meses até maio, a massa salarial cresceu 6,6%, descontada a inflação. Vários analistas ainda apostam em contração do PIB em 2009, mas aumentou a possibilidade de que haja uma variação ligeiramente positiva no ano.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários