Lula recebe prêmio da Paz da Unesco

"O prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 e todos os anos é entregue à pessoas ou organizações que promovem a paz.

Marco Alfaro, Rádio ONU

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, homenageou, nesta terça-feira, em Paris, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a entrega do Prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny.

O prêmio da Unesco, criado em 1989, carrega o nome do primeiro presidente da Côte d'Ivore, antiga Costa do Marfim, e todos os anos é entregue à pessoas ou organizações que promovem a paz.

Cenário Internacional

A cerimônia aconteceu na sede da agênca das Nações Unidas e contou com a presença do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e do ex-secretário de estado americano, Henry Kissinger.

O chefe de Estado de Cabo Verde, Pedro Pires, disse à Rádio ONU de Paris, que o presidente Lula é um justo vencedor do prêmio, pelo trabalho que vem desenvolvendo no Brasil e no cenário internacional.

Paz Social

"Ele contribuiu para a coesão do povo brasileiro, para a paz social e também para o estabelecimento de relações pacíficas e de cooperação entre o Brasil e os países vizinhos. Da mesma forma podemos dizer que a diplomacia brasileira tem sido exemplar. A intervenção de Lula da Silva na ONU é um exemplo de quem busca relações de paz entre os países e povos" disse.
A galeria de contemplados com o prêmio da paz da Unesco inclui o rei da Espanha, Juan Carlos, o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela e o ex-presidente americano, Jimmy Carter."

Comentários

Thiago disse…
Esse é o nosso presidente ! :)
parabéns pra ele !
melhor do que muitos por ai !