Lula diz que vale-cultura facilitará acesso dos mais pobres

Renata Camargo, Congresso em Foco

“O presidente Lula disse nesta segunda-feira (27) que o vale-cultura possibilitará o acesso de pessoas mais pobres à compra de livros, DVDs, CDs, e a teatros, cinemas e eventos culturais. No programa Café com o Presidente, nesta manhã, Lula enfatizou a importância do projeto de lei que cria esse vale, benefício que visa incentivar que as pessoas tenham mais acesso a bens e serviços culturais.

“O Vale-Cultura visa a criar possibilidades para que as pessoas mais pobres tenham acesso à cultura, possam comprar livros, possam comprar DVDs, possam ir ao teatro, ao cinema”, disse Lula.

Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, que também participou do programa, o vale-cultura permitirá que cerca de 14 milhões de brasileiros comecem a frenquentar eventos culturais e tenham a possibilidade de comprar CDs, DVD e livros. “Ele vai funcionar de uma forma muito simples, muito semelhante ao Vale-Refeição, só que em vez de alimentar o estômago, vai alimentar o espírito”, considerou Juca.

O vale-cultura terá o valor de R$ 50, sendo que o trabalhador contribuirá com parte do benefício, como funciona com vale-refeição. “Até 1% do total que a empresa deve como imposto, o governo permite que desconte integralmente e, a partir daí, a empresa desconta na parte de despesa operacional que requer um percentual da empresa e um percentual do governo”, explicou Juca.

O vale-cultura funcionará como um cartão magnético que pode ser usado em livrarias, lojas de discos e bilheterias de cinemas, teatros, show. “Infelizmente, o Brasil tem uma exclusão, um apartheid cultural. O número de brasileiros que tem acesso à cultura é muito pequeno, nunca chega a 20%, a única exceção é a TV aberta”, conta o ministro.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários