Presidente de Honduras denuncia golpe de “elite voraz”

ANSA Latina

“O presidente hondurenho, Manuel Zelaya, afirmou hoje na Costa Rica, onde foi levado por militares de seu país, que foi vítima de um complô orquestrado por uma "elite voraz", cujo objetivo é manter Honduras no isolamento e na extrema pobreza.

Em declarações à imprensa, já na Costa Rica, o mandatário revelou como se deu sua prisão, realizada por oficiais das Forças Armadas, e confirmou que está em San José, capital costarriquense. "Fui vítima de um sequestro realizado por um grupo de militares. Fui traído, enganado e ultrajado pela cúpula das Forças Armadas", disse.

"Acordei com tiros e gritos da minha guarda presidencial. [Os militares] invadiram minha casa a tiros. Fui empurrado e ameaçado com armas de fogo. Isto é um sequestro brutal, que não tem justificativa", relatou o presidente. "Saí com a roupa que usava para dormir, e assim estou aqui, na Costa Rica."

O mandatário disse que tentou dialogar com os oficiais que o renderam. "Avisei que estavam cumprindo ordens ilegais. Eram oito ou dez soldados com capacete e máscara. Apontaram suas armas e mandaram que eu caminhasse."

"Não me assassinaram porque os soldados vêm do povo e estavam tremendo quando me ameaçavam, eles sabem que estão recebendo ordens de uma elite voraz", que "deseja manter o país isolado e na extrema da pobreza", continuou.

Zelaya pediu ainda à embaixada dos Estados Unidos que se posicione sobre o ocorrido. "Se os Estados Unidos não estiverem por trás disso, a situação não se manterá por mais de 48 horas. Mas os Estados Unidos podem evitar este terrível golpe que estão dando ao nosso povo e à nossa democracia", considerou.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários