Três Prêmios Nobel dizem que Brasil vai sair primeiro da crise

Rosana Hessel , Jornal do Brasil

“O Brasil vai sair mais rápido da crise do que os Estados Unidos devido aos bons fundamentos econômicos do país. A avaliação é dos economistas Joseph Stiglitz, Edward Prescott e Robert Mundell, ganhadores do Prêmio Nobel de Economia respectivamente em 2001, 2004 e 1999. Para os três, a economia brasileira encontra-se em melhor situação do que a de muitos países desenvolvidos.

Os três participaram segunda-feira de um seminário em São Paulo, que também contou com a presença do governador de São Paulo, José Serra, e do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto. Enquanto os Prêmios Nobel não pouparam elogios para a política macroeconômica brasileira na atual crise mundial, o governador de São Paulo – e virtual candidato do PSDB à Presidência em 2010 – voltou a criticar a política de juros do Banco Central brasileiro, marcada por cortes pequenos e graduais.

Para Stiglitz, o país deverá situar-se entre as maiores potências globais até 2030, cinco anos depois de a China conquistar o posto de maior economia mundial.

– A política monetária brasileira deixou espaço de manobra – afirmou Stiglitz. – Como uma grande economia, o Brasil tem mais espaço para um estímulo efetivo ao consumo.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários