Não deu no Jornal Nacional: Juros à pessoa física caem pelo terceiro mês seguido e ajudam a reduzir cheques sem fundo

Gabriel Costa, JB Online

“A situação econômica já começa a melhorar para o consumidor brasileiro. Dados divulgados ontem registraram queda nos juros do crédito à pessoa física e redução no número de cheques sem fundo no país. As informações, presentes em duas pesquisas de instituições diferentes, guardam uma relação, uma vez que os juros menores contribuem diretamente para que haja menos casos de pessoas impossibilitadas de honrar dívidas.

Com a exceção do cartão de crédito na pessoa física, todas as taxas de juros das operações de crédito caíram em abril, na terceira redução consecutiva, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). O número de cheques sem fundos também caiu em abril, o que, segundo a empresa de crédito do varejo Telecheque, responsável pela pesquisa, sinaliza uma melhora no controle de gastos das famílias brasileiras. Em abril, 97,16% dos cheques emitidos foram honrados, em alta de 1,06% na comparação com março, e de 1,41% em relação a abril do ano passado.

– Com certeza esses dados têm uma relação direta. Quanto menores os juros, mais as pessoas têm condições de rolar suas dívidas, o que acarreta menor incidência de cheques sem fundo – diz o economista Francisco Barone, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV).”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários