Na terra da hipocrisia

Mário Augusto Jakobskind, Direto da Redação

"Se vingar o Dia da Hipocrisia, proposto por Lula, muitos concorrentes na área midiática serão contemplados. Nas Organizações Globo, por exemplo, jornais e canais de televisão certamente não ficarão de fora.

No caso da Rede Globo, o motivo mais recente para concorrer se deve a cobertura de um incidente em uma fazenda no interior do Pará em que os noticiários destacaram uma mentira deslavada: a de que o MST utilizou jornalistas como escudos humanos. A farsa foi confirmada pelo corajoso repórter Victor Haor, da TV Liberal, afiliada da TV Globo, ao depor para o delegado de Polícia de Interior do Estado do Pará. Haor negou também a versão segundo a qual os jornalistas teriam ficado em cárcere privado. A soberba emissora silenciou sobre a denúncia.

A Globo praticamente deu pouco destaque ao fato de que o banqueiro Daniel Dantas, indiciado pela Polícia Federal por falcatruas, é um dos proprietários da fazenda onde ocorreu o confronto. A governadora do Estado, Ana Julia Carepa revelou que os jornalistas foram à fazenda em um avião cedido pelo banqueiro. Silêncio total da mídia hegemônica. Por que será?

A Globo e o Estado de S. Paulo, vale sempre lembrar, têm interesses no agronegócio, pois estão associados ao esquema. Não é muita hipocrisia criminalizar os movimentos sociais que denunciam a ação do agronegócio, como fazem os referidos órgãos de imprensa? O MST é o principal alvo porque entende e propaga que o maior inimigo da reforma agrária hoje é exatamente o agronegócio.

Querem mais exemplos de hipocrisia? A recente campanha contra a “farra” das passagens aéreas de alguns parlamentares. Os percentuais em jogo dos gastos com as eventuais irregularidades são ínfimos se comparados com outros desvios, como, por exemplo, as constantes benesses concedidas no Legislativo ou no Executivo a empresas que ajudaram as campanhas de muitos parlamentares e até mesmos ocupantes de cargos executivos. Os bilhões pelo pagamento de juros da dívida interna não valem uma linha da mídia hegemônica, tão sequiosa em denunciar os gastos com as passagens aéreas.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
Nogueira, olha essa do Zé Serra.

http://www.youtube.com/watch?v=NYvFb5xmxlY