A “crise”: Votorantim inaugura quatro fábricas em 2009

Gazeta Mercantil

“Como a maioria dos setores da economia, a indústria de cimento se assustou com a explosão financeira de setembro e interrompeu o ciclo de crescimento acelerado que vinha registran-do - até agosto, o segmento acumulava alta de 16% nas vendas e tocava investimentos bilionários que ampliariam a capacidade total de produção no País em cerca de 50% até 2012. Diferente de alguns setores, entretanto - inclusive a própria construção civil e os empreendimentos imobiliários -, os fabricantes de cimento não passaram por uma queda brusca, e as vendas de outubro a abril vieram flutuando ao redor do 1% acima das médias do ano passado.

Sobre esta nova base, a Votorantim Cimentos, dona de 40% do mercado no Brasil, não hesitou em dar continuidade aos investimentos em expansão anunciados ainda em 2007. Ampliado em 2008, o projeto chegou a R$ 3,2 bilhões para um aumento de capacidade em mais de 40% até o ano de 2011.

"O mercado está mais equilibrado e mais saudável", disse o diretor comercial da cimenteira, Marcelo Chamma. "Em 2008 a construção civil estava em um ritmo alucinante, com custos altos, falta de mão de obra, dificuldades com transporte. Com a desaceleração do mercado e as novas capacidades sendo inaugu-radas, estamos trabalhando em uma margem mais tranquila", continuou.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários