SP debate papel da mídia na ditadura e na democracia

O papel da mídia na democracia e durante a ditadura militar será o assunto do próximo debate promovido pelo Sábado resistente, em São Paulo. O tema foi escolhido a partir do uso do termo ''ditabranda'' em editorial da Folha de S.Paulo, tentando relativizar o caráter despótico do regime de 1964-1985.

Vermelho.org

Estarão em pauta o papel da mídia na derrubada do governo constitucional de João Goulart, na destruição do processo democrático de 1945-1964, na implantação do regime de terrorismo de Estado. E os casos de alguns órgãos de comunicação que passaram a ser coniventes com as torturas e os assassinatos.

Com que direito a mídia pode ajudar na derrubada de governos? Quais seus interesses? Quais os meios para conter esse poder devastador da mídia? Qual deve ser a relação da sociedade civil com a mídia?

O debate será uma iniciativa do Núcleo de Preservação da Memória Política do Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo, que promove o Sábado Resistente, no Memorial da Resistência, que funciona na antiga sede do Dops-São Paulo.

A coordenação do debate será de Alípio Freire, jornalista, ex-preso político e membro do Núcleo de Preservação da Memória Política. Os debatedores serão: Rodrigo Vianna, jornalista (Rede Record) e editor do site O Escrivinhador, querabalhou na Rede Globo e rompeu publicamente com a empresa por discordar da cobertura tendenciosa das últimas eleições presidenciais; e Beatriz Kushnir, historiadora e autora do livro Os Cães de Guarda, que tem como foco a colaboração do Grupo Folha com a repressão sob a ditadura, principalmente com o DOI/Codi-SP.

Na ocasião, haverá o re-lançamento dos livros: No corpo e na alma (autobiográfico) de autoria de Derlei De Lucca, ex presa política catarinense; e Os Cães de Guarda, de Beatriz Kushnir.”

Serviço:
Data: 18 de abril de 2009
Horário: das 14h às 17h30
Local: Memorial da Resistência,Largo General Osório, 66, Luz, São Paulo.

Comentários