'O Globo': mais uma manipulação do pau que nasceu torto...

É como diz a sabedoria popular: “pau que nasce torto morre torto”. A mídia hegemônica brasileira, em especial a Rede Globo, cresceu cevada pela ditadura e a serviço do que existe de mais conservador e reacionário. Sua vocação antidemocrática é, portanto, fruto de uma raiz histórica.

Wevergton Brito Lima, Vermelho.org

Essa mesma mídia que chamava a ditadura militar de “democracia relativa”, que escondia ou justificava o assassinato de opositores, não tem qualquer pudor em manipular, distorcer ou esconder dados que, de alguma forma, contrariem seus interesses. Mas de vez em quando ela exagera.

Por vezes fica tão clara e nítida a manipulação, que muitas pessoas vão se dando conta de que a mídia hegemônica trata o povo como um bando de “Hommer Simpson”, personagem de desenho animado que é um completo retardado e que é usado pelo editor do Jornal Nacional, William Bonner, como símbolo do telespectador médio daquele telejornal.

Na edição do dia 27 de março (sexta-feira), o jornal o Globo, em sua persistente campanha de ataque ao governo Lula, produziu outra pérola de manipulação. Vejam acima a matéria. A manchete diz “Lista associa políticos a quantias”, com o subtítulo: “Deputados, senadores e funcionários de estatais teriam recebido dinheiro de empreiteira”.

Já o lead (primeiro parágrafo) informa, em seu início: “A Polícia Federal já tem em mãos nomes de políticos e servidores públicos que teriam recebido dinheiro da construtora Camargo Corrêa”. Logo abaixo da manchete uma enorme foto do presidente Lula, falando em um palanque com o símbolo da polícia federal abaixo.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários