Lula sobre elogio de Obama: tenho consciência do meu tamanho

Lúcia Jardim, Portal Terra

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou após uma reunião dos líderes do G20, em Londres, o elogio do presidente americano, Barack Obama. Lula acredita que Obama fez uma brincadeira e uma gentileza ao dizer que "ele é o cara" e o "político mais popular do mundo". "Tenho consciência do meu tamanho", comentou o presidente brasileiro.

Obama fez o comentário em uma sala de conferência do Excel Center, em Londres. Um vídeo registrou a cena em que o americano cumprimenta o brasileiro, aponta para Lula e fala ao primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd: "esse é o cara! Eu adoro esse cara!". Depois, Obama chama Lula de "o político mais popular da Terra" e justifica: "é porque ele é boa pinta".

"A frase do Obama deve ter sido um gesto de gentileza, uma brincadeira dele. Eu tenho consciência do meu tamanho, da minha importância, e tenho consciência de cada companheiro também. Não consigo entender a fala do Obama senão uma brincadeira com uma pessoa que trata ele bem", analisou Lula.

O presidente disse que "não existe a possibilidade de eu ser o líder da América Latina". O presidente disse que, com Obama, abre-se "uma oportunidade para a América Latina estabelecer uma relação com os Estados Unidos que não tinha antes".

Embora tenha sido uma das personalidades mais badaladas do encontro, o petista rejeitou o título de líder dos países emergentes. "Essa questão de liderança internacional é uma bobagem teórica. Nenhum país passa o bastão para um outro ser líder dele. Todos querem ser líderes", desconversou.

"Líder, você só é se tiver liderados. Não existe a possibilidade de ser líder na América do Sul. Cada um de nós vale pelo que representa, pelo que faz. Ninguém me elegeu líder de nada: eu continuo aqui falando em nome do Brasil, pura e simplesmente", disse.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários