Laudo vê superfaturamento na obra do Rodoanel

Adriana Ferraz, Agora

“Denúncias de superfaturamento na construção do trecho sul do Rodoanel apontam prejuízo de R$ 184,4 milhões aos cofres públicos. Segundo relatório de técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União), a obra teve a compra de itens com valor, em média, 30% acima dos preços usados como referência no orçamento.

A auditoria, realizada entre maio e julho de 2008, também aponta alterações no projeto básico. Para reduzir os custos, ainda segundo o TCU, as empresas contratadas alteraram métodos construtivos com redução no número de vigas usadas em pontes, substituição de estacas metálicas por pré-moldadas e troca de areia por brita em muros de contenção, por exemplo.

Assim, usaram menos material na construção, mas receberam o mesmo dinheiro, segundo o documento.

Para o TCU, as irregularidades são "graves" e resultam numa "combinação altamente danosa às finanças" da União --a obra é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual. "O desdobramento do processo pode gerar repactuação contratual, anulação de contrato e ressarcimento de valores." As medidas só poderão ser adotadas após o parecer dos ministros, ainda sem data.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários