Inauguração de sinal digital é marco para televisão pública, avalia especialista

Wellton Máximo, Agência Brasil

"A inauguração do sinal digital em Brasília representa um marco na televisão pública brasileira, tanto em termos de conteúdo quanto de tecnologia. A avaliação é da coordenadora de Conteúdos Digitais da Sociedade da Informação para a América Latina, Cosette Castro. Segundo ela, o sinal digital proporcionará melhorias que vão além da definição das imagens.

Entre as principais novidades trazidas pela nova tecnologia, a especialista destacou a interatividade e a multiprogramação – a exibição de vários programas em um mesmo canal.
“A TV digital multiplica a possibilidade de conteúdo de modo que o espectador não fique mais sujeito a um mesmo tipo de programação. Hoje, é comum que as pessoas assistam aos mesmos programas em canais diferentes. Para a televisão pública, o sinal digital traz um potencial fantástico para se diferenciar dos canais comerciais”, disse ela.

A televisão digital proporcionará ainda oportunidades de negócio para as emissoras. “O Brasil desenvolveu uma tecnologia única para decodificar o sinal e isso pode ser exportado”, afirmou Cosette, que acompanhou a cerimônia de inauguração das transmissões em sinal digital da TV Brasil, em Brasília.

A nova tecnologia impressionou quem viu de perto as primeiras transmissões da antiga TV Nacional em 1960 como o gerente de Custos e Análise de Projetos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jales Ramos Marques.

Ele relembrou as dificuldades de produzir televisão há 50 anos: “Naquela época a gente fazia teatro ao vivo. Comparando com os tempos antigos, a TV digital é um grande avanço.”

Operador de rádio e de televisão nos anos 60, Jales disse que a inauguração do sinal digital da TV Brasil mostra o pioneirismo da EBC.

“Naquela época tínhamos tecnologia de ponta. Novamente a EBC saiu na frente ao inaugurar o novo sistema na capital federal”, declarou.

A definição das imagens agradou ao público que esteve presente na cerimônia. “Sem dúvida, a TV digital vai trazer uma grande melhoria. Agora só estamos esperando as novas tecnologias como ver TV no celular”, disse o servidor público Remy Soares, 48 anos.
Foto: José Cruz, ABr

Comentários