Delegado da PF: só poder político gera indignação

Marcela Rocha, Terra Magazine

“Em entrevista a Terra Magazine, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Sandro Torres Avelar, discorda da necessidade de maior fiscalização da PF e do Ministério Público Federal, defendida pelo presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes. E rebate as críticas sobre os supostos "abusos" cometidos pelos delegados federais.

- Todos sabem que o tratamento é diferenciado. Só houve indignação das autoridades quando se mexeu com gente de poder político e econômico bastante grande. Quando uma pessoa sem recursos é presa, ela é esquecida. Quando é uma pessoa de nível econômico mais elevado, o nível de indignação é elevado também e em pouquíssimo tempo a situação é revertida.

Em palestra ministrada na Faculdade de Direito no Largo São Francisco, em São Paulo, Gilmar Mendes criticou a ausência de controle do Ministério Público Federal sobre a Polícia Federal. Fez coro à série de críticas à Operação Castelo de Areia, que prendeu diretores da construtora Camargo Corrêa sob a acusação de crimes financeiros.
Para o delegado, "todas as instituições devem ser fiscalizadas. Acho também que a PF já é extremamente fiscalizada, pelo MPF, pelo Poder Judiciário e pela sociedade".

- Não existe instituição sob maior controle do que a Polícia Federal. E mais: inclusive o Poder Judiciário tem que ser submetido a um controle.

Gilmar Mendes defendeu a criação de uma vara especializada para controlar as atividades policiais, pois, para ele, alguns membros do MPF não só não fiscalizam como contribuem com os abusos cometidos pela PF.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários