Crise força abertura do mercado americano ao etanol

JB Online

“A abertura do mercado americano para as importações brasileiras de etanol vai ocorrer nos próximos anos como consequência da crise mundial. A avaliação, do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), leva em consideração o que identifica como necessidade de um ajuste fiscal pelo governo do presidente Barack Obama. O ajuste, prescreve Mercadante, é o único instrumento do qual dispõem os EUA para lidar com os efeitos da expansão dos gastos públicos para combater a crise.

– Os EUA vão ter que fazer um ajuste fiscal, reduzir os gastos públicos, para conter os efeitos colaterais dos diversos pacotes lançados nos últimos meses para combater a crise – recomenda o senador. – Por isso, vão ter que eliminar os subsídios ao etanol de milho. Se não fizerem isso, vão ter mais problemas à frente. Os EUA vão ter que adotar a responsabilidade fiscal.

Efeitos sobre o Brasil

Com relação aos efeitos da crise mundial sobre a economia brasileira, Mercadante reluta em afirmar que o pior já passou, mas revela que alguns dados confirmam a hipótese. A arrecadação de impostos, lembra, começou em abril a dar sinais de recuperação no país. No Rio, exemplifica, o governo de Sérgio Cabral trabalha com a perspectiva de aumentar em 4% a arrecadação de impostos neste ano.
– Seguramente o pior já passou se a crise já tiver se mostrado por completo – pondera o senador. – Se levadas em consideração as condições já conhecidas da crise, tudo indica que a recuperação já tenha se iniciado.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários