Coisas da Política - Pedro Simon: com Dilma e contra Lula

Tales Faria, JB Online

"Em 1989, votei no Ulysses Guimarães para presidente da República, no primeiro turno, mesmo sabendo que ele viria a perder, e que no segundo turno eu votaria no Lula contra o Fernando Collor de Mello. Desta vez, defendo a candidatura própria do PMDB e, se o partido aderir formalmente ao nome do governo Lula, estarei contra por princípio. Votarei até na Heloísa Helena (PSOL). Mas, no segundo turno, estarei com a Dilma Rousseff (PT) contra o José Serra (PSDB)".

A declaração de voto acima é do senador Pedro Simon (PMDB-RS), principal cacique do partido num estado onde os peemedebistas são completamente apartados do PT e até mais próximos dos tucanos.
– Era de se imaginar que o senhor votasse no José Serra. Afinal, vocês são até amigos, não é verdade?

– Muito amigos. Tenho o maior respeito pelo Serra. Mas ele é governador de São Paulo, e não dá para aceitar mais um paulista no comando do país. Imagina: se o Serra vencer as eleições, terá direito a reeleição. Já temos 16 anos de dois paulistas: Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Com o Serra, eles podem completar 24 anos no poder. É uma loucura! Por muito menos tivemos a revolução de 30. Era aquela história da política café com leite, uma vez um paulista na Presidência e, outra vez, um mineiro. Até que São Paulo quis impor o paulista Júlio Prestes como sucessor de outro paulista, o Washington Luís. Foi o bastante para uma revolta generalizada. Minas se juntou ao Rio Grande e à Paraíba, e deu na revolução. Não sei o que pode acontecer neste país se São Paulo ficar 24 anos no poder.

– Mas o Lula é pernambucano.

– Nada. Ele só nasceu em Garanhuns (PE). O Lula é paulista. Tanto que até montou um gabinete presidencial em São Paulo. Vai lá ver, é um luxo. Sabe por que ele fechou o Palácio do Planalto para reformas? Você acha que foi para ficar num gabinete chinfrim do Banco do Brasil em Brasília, no final do mandato? Nada. Foi para ficar mais tempo em São Paulo, que é a terra dele. Lá, agora, o Lula tem até recebido presidentes da República de outros países.
– Aí o senhor vota na gaúcha Dilma Rousseff no segundo turno, mesmo ela sendo do PT. É isso?

– Olha, nem é só porque a Dilma é gaúcha. É porque eu a conheço e sei que ela é muito boa. Vai se sair melhor do que o Lula, caso seja eleita.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

zejustino disse…
Todos nós, petistas e/ou lulistas, estamos torcendo para que a Ministra Dilma seja ainda melhor que o Lula, uai!!!