Montadora do Japão elege o Brasil para expandir produção

Fernanda Guimarães, DCI

“Com um crescimento gradual, aproveitando determinados nichos do mercado para marcar presença, as quatro marcas japonesas que fabricam em território nacional - Honda, Toyota, Nissan e Mitsubishi - querem estender o portfólio de produtos produzidos no Brasil e, com isso, aumentar participação no mercado brasileiro, que, apesar da crise financeira, é visto com muito otimismo, tendo em vista a saturação dos mercados maduros, como o próprio japonês.

A Honda, responsável por praticamente 50% os veículos licenciados no primeiro bimestre de 2009 no País, produz no Brasil apenas os modelos, o Civic e o New Fit. Em entrevista ao DCI, o gerente-geral comercial da Honda Automóveis, Alberto Pescumo, afirmou que o portfólio crescerá quando os consumidores indicarem que um novo modelo é necessário. Segundo o executivo, mesmo com a crise, a Honda apresentou crescimento de 7,9% nos dois primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento, em um momento em que mercados estão se retraindo, aumentou a visibilidade da filial brasileira com a matriz. "A importância do Brasil é bastante forte e esse mercado passa a ser cada vez mais importante", afirmou o executivo.

A redução do Imposto sobre produtos Industrializados (IPI), segundo o executivo, também foi um fator que ajudou na melhora dos números da empresa. A Honda, por outro lado, não está trabalhando com a estimativa que a incentivo será prorrogado pelo governo.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários