Mídia corporativa tupiniquim: irritadíssima!

“A economia brasileira voltou a abrir postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro, depois de três meses seguidos de fechamento de vagas, informou o Ministério do Trabalho nesta quarta-feira.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram gerados 9.179 postos de trabalho formais no mês passado.

Foi o pior resultado para meses de fevereiro em 10 anos, mas ainda assim representou uma recuperação frente aos meses anteriores, quando a desaceleração econômica bateu forte no mercado de trabalho formal.

Em janeiro, foram fechadas 101.748 vagas e, em dezembro, surpreendentes 654.946 vagas foram abolidas.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, atribuiu a retomada a um crescimento sazonal de contratação de profissionais ligados à área da educação --por conta do início do ano letivo-- e saúde, e também à estabilização das demissões. Ele previu que, em março, sejam abertas em torno de 100 mil vagas.

"Março vai ser o mês da virada, com saldo positivo e forte", disse Lupi a jornalistas.

Em fevereiro, foram admitidos 1.233.554 milhão de trabalhadores com carteira assinada, alta de 1,4 por cento frente às admissões de janeiro. As demissões somaram 1.224.375 no mês passado, queda de 7,13 por cento na mesma comparação.”
Reuters
Matéria Completa, ::Aqui::

--------------------------------------------------------
Brasil está livre de novo apagão energético, diz Lula

“O Brasil está livre de sofrer uma crise de fornecimento de energia como a ocorrido em 2001 e que ficou conhecida como o apagão. A afirmação foi feita hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao visitar uma plataforma de regaseificação da Petrobras no Rio. "Essa planta de regaseificação e a ligação de linhas de transmissão no Brasil me garantem afirmar que não vamos ter mais apagão."

A plataforma da Pebrobras funciona em uma ilha artificial de concreto na Baía de Guanabara, onde ficam ancorados dois navios: um traz o gás em estado líquido de outros países e outro processa o produto para o estado gasoso.

A produção do terminal, de 14 milhões de metros cúbicos de gás, é suficiente para alimentar todas as usinas térmicas da Região Sudoeste, que são ligadas para complementar a oferta de energia quando os reservatórios da hidrelétricas estão com pouca água.

"O gás funciona para nós como um reserva. Enquanto tivermos energia hídrica, vamos utilizá-la. Na medida em que algum lago [reservatório] possa secar, e o Brasil venha a ter problema de falta de energia em algum lugar, aí nos acionamos todas as termoelétricas para cobrir essa ausência", disse Lula.

O presidente ressaltou que os investidores podem ficar tranquilos porque energia vai haver de sobre no país.”
InvestNews / ABr (Foto: primeira plataforma de regaseificação da Petrobras inaugurada em 2008)

-----------------------------------------------------------------
Bolsa brasileira contraria a tendência mundial e tem alta

“Os mercados emergentes já mostram que estão se descolando dos desempenhos das Bolsas de países desenvolvidos em 2009. Após amargar forte queda no ano passado, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, já acumula alta de 5,22% no ano, até ontem. Já os principais indicadores das bolsas de Frankfurt, Londres e Nova York ainda não conseguiram brecar a queda. O índice DAX alemão já acumula perdas de 17,10% em 2009. Já o FTSE 100 de Londres caiu 12,80% este ano, e o índice Dow Jones, de Nova York, registra queda de 15,73% até ontem.

E a projeção é bem positiva para o Brasil e outros mercado emergentes. A China e outras bolsas asiáticas emergentes são as que mais vão ganhar numa recuperação mundial de até 25%, prevista para meados deste ano, devido à expectativa de uma volta ao crescimento econômico, disse o banco Fortis. "A alta deverá ser bem explosiva", disse William De Vijlder, gestor de mais de US$ 228 bilhões em todo o mundo como diretor de investimentos do Fortis Investment de Bruxelas, em entrevista por telefone concedida hoje. "Há muito dinheiro esperando para ser investido."
Renato Carvalho, DCI
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários