"Estou rezando mais por ele do que por mim", diz Lula sobre Obama

“Em encontro hoje com a presença da imprensa na Casa Branca, em Washington (EUA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a Barack Obama que reza mais pelo presidente americano do que por ele próprio.

"Com apenas 40 dias de mandato, ter um pepino como esse [a crise financeira]... Eu não queria estar na pele dele", disse Lula. "Ele está parecendo minha mulher falando comigo", brincou Obama, em resposta.

Lula é o primeiro presidente latino-americano a ser recebido na Casa Branca. Ele ressaltou o papel do presidente americano na região. "Obama tem a oportunidade histórica de melhorar as relações com a América Latina e a África", afirmou o presidente brasileiro. O democrata afirmou que espera visitar o Brasil em breve.

À imprensa, ao lado de Obama, Lula destacou ainda pontos que considera importantes para superar a crise econômica mundial, deflagrada nos Estados Unidos.

"O presidente Obama e eu estamos convencidos de que essa crise econômica pode ser resolvida com decisões políticas no próximo G20", disse Lula. "Precisamos restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade no sistema financeiro. Precisamos restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade nos governos. Para isso, precisamos fazer com que o crédito volte a fluir dentro dos países e também facilitar o comércio entre os países."
Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

------------------------------------------------------

Lula diz a Obama que é preciso retomar comércio entre países

Eduardo Castro, EBC

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (14), em entrevista concedida ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que “é preciso que o crédito volte a fluir para facilitar o fluxo comercial entre os países".

"Vamos trabalhar com uma proposta para discutir no G20. É importante que seja rápido, porque o desempregado de hoje é o problema social de amanhã”.

A entrevista ocorreu no salão oval da Casa Branca, após o encontro reservado dos dois presidentes, que durou 20 minutos. Antes, houve uma reunião mais ampla, que incluiu ministros que estavam com Lula e auxiliares de Obama. Ao todo, os encontros duraram uma hora.
O presidente Lula voltou a criticar o protecionismo, porque esse tipo de ação, agora, segundo ele, aumenta a crise. "Precisamos dinamizar as economias internamente e garantir o crédito para o comércio. É preciso amadurecer uma proposta e apresentar soluções. Eu sou otimista”, disse Lula.”
Agência Brasil / Foto: Joashua Roberts, Efe
Matéria Completa, ::Aqui::

-----------------------------------------------------------------

G-20 vê necessidade de dar mais voz a emergentes

Milanese, Agencia Estado

“A necessidade de ampliar a participação dos emergentes na governança global foi reconhecida hoje pelo G-20. "É preciso reconhecer a realidade", disse o ministro de Finanças do Reino Unido, Alistair Darling. Segundo ele, diversas economias tiveram crescimento muito grande nos últimos anos e merecem mais voz nas instituições financeiras internacionais. "Elas querem sentar na mesma mesa."

Ficou decidido que uma revisão das cotas do Fundo Monetário Internacional (FMI) será feita até janeiro de 2011. Essa era a data já em discussão entre os integrantes, representando um prazo inferior aos cinco anos normalmente estabelecidos para a revisão - a última foi feita em 2008.

As autoridades também acreditam que o FMI deve estar preparado para ajudar os emergentes com problemas nesta crise. O fundo tem hoje US$ 250 bilhões, valor insuficiente para atender às necessidades impostas pela turbulência.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários