Prefeitos petistas aproveitam encontro oficial para ir à festa do partido; Dilma é a estrela dos eventos

Gerson Camarotti, Bernardo Mello Franco e Gustavo Paul / O Globo

"Em um período de menos de 24 horas, entre a noite de terça-feira e a tarde de quarta-feira, a pré-candidata do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a eleição de 2010, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, se apresentou e discursou em dois palanques, divulgando as ações do governo e tratando de projetos políticos com companheiros de partido. Nesta quarta, foi o principal nome do governo no segundo e último dia do Encontro Nacional de Prefeitos, organizado e patrocinado pelo Palácio do Planalto. Na noite da véspera, ela foi a estrela da festa de comemoração dos 29 anos do PT. Cerca de 150 prefeitos petistas, de um total de 558, aproveitaram a viagem oficial a Brasília, paga pelas prefeituras para o encontro organizado do Planalto, para ir também à festa do partido.
O jantar com 1.200 militantes e autoridades petistas do governo Lula foi estrategicamente programado para lançar a ministra como pré-candidata. Tanto que Lula não foi ao evento, ao contrário dos anos anteriores, para não ofuscar Dilma. Em sua apresentação, o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), lembrou que o processo interno do partido incluía a hipótese de prévias, mas que tudo indicava que a militância já havia adotado Dilma como candidata.
- Certamente, a ministra Dilma vai estar liderando a luta do nosso projeto democrático e popular no próximo ano. Já estou sentido que a militância está com você - disse Berzoini, dirigindo-se à companheira.

Sob aplausos e gritos de "Olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma", a ministra demonstrou pouca intimidade diante de uma grande plateia. Num discurso com forte tom político, mas sem empolgar, ressaltou a história do partido e as conquistas do governo petista, como a inclusão de "20 milhões de brasileiros na chamada nova classe média do presidente Lula", além de ressaltar a trajetória do presidente. E não esqueceu os partidos aliados, fundamentais para 2010.
Foto: Givaldo Barbosa, O Globo
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários