Casa Branca salva Wall Street ao negar estatização de bancos

"Uma declaração do porta-voz oficial da Casa Branca salvou a Bolsa de Nova York de um dia de queda livre nesta sexta-feira (20), ao negar os insistentes rumores sobre uma iminente estatização do Bank of America (BofA) e do Citigroup, os dois maiores bancos dos Estados Unidos. Mesmo assim, Wall Street fechou em baixa de 1,34% e abaixo dos 7.500 pontos, o pior desempenho em seis anos.

Bernardo Joffily, Vermelho.org

O teor das declarações do porta-voz dá uma idéia dos calafrios que acometeram Wall Street. Mais ainda depois que o influente senador democrata Christopher Dodd, presidente da Comissão de Bancos do Senado, ter admitido a estatização. "Temo que poderíamos terminar sendo obrigados a fazê-la, oelo menos por um curto período", disse Dodd na Bloomberg TV.

"Mãos privadas é o caminho"

"Esta administração continua a acreditar fortemente que o sistema bancário em mãos privadas é o caminho acertado, desde que suficientemente regulada por este governo. Esta tem sido a nossa crença há bastante tempo e nos continuamos a mante-la", disse o porta-voz, Robert Gibbs.

"Penso que fui muito claro quanto ao sistema que este país tem e continuará a ter", insistiu ainda o porta-voz. Gibbs atribuiu a turbulência nos mercados a "uma variedade de dados", e não à decepção com o plano de salvamento do presidente Barack Obama.

"Acho que é insensato acreditar que tudo que fazemos é concebido para provocar uma reação imediata do mercado ou que este deve ser o parâmetro", disse ele. "Acho que se você olhar para as notícias da semana, houve uma porção de notícias em todo o mundosobre uma economia em deterioração", agregou.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários