Setor de computadores inicia ano otimista e esquece a crise

“Apesar da crise financeira global que derrubou a perspectiva de crescimento do setor de tecnologia, no ano passado, de 18% para 12,7%, o segmento começa 2009 ainda com fôlego e, segundo apurou o DCI, as empresas do ramo mantêm boas expectativas e esperam até repetir o resultado de crescimento contabilizado no ano passado. A consultoria IDC realizou estudo que aponta, para este ano, o mesmo volume de 12 milhões de unidades de computadores pessoais (PCs) comercializadas em 2008, além de aquecimento do mercado a partir do segundo semestre.

Luciano Crippa, analista de PCs e impressoras da IDC, afirma que a venda de PCs este ano terá resultados positivos, seguindo o desempenho do final do ano passado, quando de janeiro até setembro, totalizaram 9,2 milhões de unidades entre notebooks e desktops, crescimento de 12%. "O efeito mais forte da crise concentra-se neste primeiro semestre, mas, a partir do segundo semestre, espera-se que a economia volte a reagir", afirma Crippa.

Segundo ele, uma lista extensa de vários fatores contribuiu para o resultado, considerado bastante positivo por ele, em 2008 - o preço acessível dos produtos, o alto índice de confiança do consumidor, dólar baixo [até outubro] e o nível de desemprego reduzido ao longo do ano.”
Erika Sena, DCI
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários